Estabilidade de Taludes Marginais

Estabilidade de Taludes Marginais

Talude é um plano de terreno inclinado que limita um aterro e tem como função garantir a estabilidade do aterro. Pode ser resultado de uma escavação ou de origem natural.

Os taludes marginais foram construídos para a formação do reservatório e, com isso, a subida do nível da água causou uma elevação do nível freático na região e o consequente aumento das pressões e interações das massas solo/água.
Quando o reservatório está no seu nível normal, a diminuição na resistência do solo pode ser equilibrada pelo suporte lateral exercido pela água, mas se o nível d'água é rebaixado rapidamente, a água do solo tenta acompanhar, numa movimentação muito mais lenta, o que pode desagregar a massa de solo e instabilizar o talude.

Em vista disto, o Programa de Estabilidade de Taludes Marginais é um conjunto de medições e estudos que objetiva caracterizar as encostas das margens do lago em relação ao potencial de risco de deslizamento e acompanhar o seu comportamento após o enchimento, a fim de evitar riscos para as propriedades rurais e elementos de infra-estrutura existentes nestes locais.