Qualidade da Água

Qualidade da Água

A Usina Hidrelétrica Itá iniciou sua operação em junho de 2000 e possui uma capacidade instalada de 1.450 MW.  O empreendimento hidrelétrico é o segundo no trecho brasileiro do rio Uruguai. O primeiro foi a UHE Passo Fundo, implantada em 1972 no rio Passo Fundo, afluente do rio Uruguai.

A UHE Itá está instalada no curso principal deste rio, entre os municípios de Itá/SC e Aratiba/RS, aproveitando os 105m de queda bruta para geração de energia elétrica, disponíveis entre o nível d’água máximo normal do canal de fuga da UHE Machadinho e o nível d’água máximo normal do canal de fuga da UHE Itá, considerando o reservatório da UHE Foz do Chapecó, localizado à jusante.

Com mais dez anos de formação, seu reservatório está continuamente sendo monitorado. O monitoramento da qualidade da água vem sendo realizado por empresas especializadas, através da coleta de amostras de água em 18 pontos do reservatório.

De acordo com os resultados do monitoramento e enquadramento com a resolução CONAMA 357/2006 o reservatório da UHE Itá está enquadrado na Classe II.

Assim, o reservatório tem suas águas propícias:
- ao abastecimento doméstico após tratamento convencional;
- à proteção das comunidades aquáticas;
- à recreação de contato primário (natação, esqui aquático e mergulho);
- à irrigação de hortaliças e plantas frutíferas;
- à criação natural e/ou intensiva (agricultura) de espécies destinadas à alimentação humana.

Mais detalhes do monitoramento podem ser obtidos por meio dos documentos contidos no Acervo Técnico do Centro de Divulgação Ambiental - CDA da UHE Itá: ligue no 0800 645 5800 para mais informações.