Bosque

Bosque


BOSQUE DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS DO ALTO URUGUAI - 2006


Este projeto tem caráter permanente e tem como intenção implantar bosques, identificar espécies nativas da flora de nossa região e criar um projeto sala aberta nas escolas da rede municipal e estadual da área de abrangência da UHE Itá.

 

O projeto envolve as seguintes etapas:

  • Etapa 1: Implantação do Bosque

    1ª fase - Contempla a solicitação para implantar o projeto.

    2ª fase - Reunião para orientar os futuros responsáveis pelo bosque.

    3ª fase - Medida da área e fixação de estaca nos locais escolhidos para a cova. Esta atividade é realizada com todos os envolvidos no projeto. Nesta etapa, estipula-se o prazo para que as covas sejam abertas e o adubo seja providenciado.

    4ª fase - Plantio de mudas. Nessa etapa são definidos os responsáveis por cada muda e é realizado o plantio. São repassadas as orientações sobre os cuidados e monitoramento necessários. O grupo se responsabiliza por confeccionar placas informativas com o nome popular e científico da planta. Todas as mudas utilizadas para a implantação do bosque são originárias do Horto Botânico da UHE Itá.

  • Etapa 2: Monitoramento do Bosque

    1ª fase - Após dois meses do plantio é, então, realizado o primeiro monitoramento para verificar o diâmetro e altura da planta.

    2ª fase - Treinamento referente à aplicabilidade do bosque (sala aberta), envolvendo cartilhas. O treinamento será oferecido em encontros (um para cada cartilha) para que as práticas sejam realizadas. Os encontros poderão ser realizados na escola ou no CDA.

    3ª fase - Envio do projeto da escola para o acervo técnico do CDA, relacionando as atividades propostas em cada disciplina.

    Até o momento, foram implantados 40 Bosques de Espécies Nativas, distribuídos nos municípios de: Alto Bela Vista/SC; Aratiba/RS; Concórdia/SC; Ipira/SC; Itá/SC; Piratuba/SC; Peritiba/SC; Severiano de Almeida/RS; Mariano Moro/RS; Três Arroios/RS e Itatiba do Sul/RS; Xanxerê/SC e Seara/SC (estes quatro últimos municípios, embora não sendo lindeiros, solicitaram participar do projeto e foram incluídos).