Consócio Itá

Sobre o consórcio

O Consórcio Itá, é uma parceria entre grandes empresas que atuam em todo território nacional e tem como objetivo a exploração da Usina Hidrelétrica Itá mediante concessão outorgada pela União Federal, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

Através da lei de Concessões de Serviços Públicos abriu-se ao setor elétrico uma nova oportunidade para inserção de recursos e continuação de obras até então paralisadas.

Com esse incentivo, em agosto de 1995, formou-se a partir da união de três grandes empresas dos setores de geração de energia (ENGIE Brasil Energia), siderurgia (Companhia Siderúrgica Nacional - CSN) e cimento (Itambé), o Consórcio Itá.

A Usina Hidrelétrica Itá está situada no Rio Uruguai, na divisa dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Itá (SC) e Aratiba (RS) e possui capacidade instalada de 1.450 MW, provenientes de 5 grupos geradores de 290 MW cada.

Nos termos do Contrato de Consórcio, a ITASA tem direito a 60,5% de 668 MW médios, quantidade correspondente à energia do projeto rateada entre as consorciadas, cabendo à outra consorciada, ENGIE Brasil Energia, os 39,5 % restantes.

Dos 404,14 MW médios que cabem à companhia, 342,95 MW médios são vendidos aos seus acionistas na proporção de sua participação na companhia, e 61,19 MW médios são vendidos à consorciada ENGIE Brasil Energia.

O Contrato de Consórcio também estabelece que a diferença entre a energia gerada pela usina e a energia do projeto rateada pertence integralmente à ENGIE Brasil Energia, conforme condições contratadas entre as partes.

A estrutura operacional da geração de energia elétrica é constituída dos bens demonstrados no ativo imobilizado da empresa, que consistem, substancialmente, de obras civis relacionadas à barragem, turbinas e respectivos geradores, e de outros bens (incluindo obras civis intermediárias e a estrutura de transmissão) que são controlados no sistema patrimonial da acionista ENGIE Brasil Energia.

Hierarquia das empresas do Consórcio Itá

O Consórcio Itá, uma parceria de 18 anos, entre grandes empresas que atuam em todo território nacional

Empresas do consórcio

  • A ENGIE Brasil Energia é a maior geradora independente de energia do Brasil. Ela atua na implantação e operação de usinas geradoras de eletricidade, além de ser agente ativo na atividade de comercialização.

    Sediada em Florianópolis, Santa Catarina, a Companhia tem suas usinas instaladas nas cinco regiões do país - mais precisamente, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.

    A ENGIE Brasil Energia tem capacidade instalada própria de 7.003 MW, que corresponde aproximadamente a 5,4% do total no Brasil. Seu parque gerador é composto por 28 plantas, todas operadas pela Companhia: nove hidrelétricas, cinco termelétricas e quatorze complementares, sendo três a biomassa, sete eólicas, três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e uma solar.

    Entretanto, a capacidade instalada operada pela ENGIE Brasil Energia é de 8.765 MW, pois quatro dessas usinas são exploradas comercialmente por meio de parcerias com outras empresas: Usina Hidrelétrica Itá, Usina Hidrelétrica Machadinho, Usina Hidrelétrica Estreito e Usina Termelétrica Ibitiúva Bioenergética.

    A ENGIE Brasil Energia conta com mais de 1.100 empregados e seu portfólio de clientes é formado por distribuidoras, clientes livres e comercializadoras.

    Além da venda de energia, a Companhia presta serviços associados, como a implantação de instalações de cogeração, operação e manutenção de equipamentos de produção de energia e monitoramento da qualidade da energia.

    A ENGIE Brasil Energia é controlada pelo grupo franco-belga ENGIE, maior produtor independente de energia do mundo, com uma capacidade instalada de 115,3 GW. O grupo atua em toda a cadeia de valor da energia; tanto na exploração e produção quanto no transporte, distribuição e comercialização, em eletricidade e gás natural.

     

    Ver mais
  • A CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, é um dos maiores grupos industriais do Brasil com atuação destacada nos setores de siderurgia, mineração, cimento, logística e energia.

    A companhia foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946, em Volta Redonda (RJ), como uma empresa estatal.

    Foi a primeira produtora integrada de aços planos no Brasil, um marco no processo brasileiro de industrialização.

    O seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro.

    Em 1993, tornou-se um grupo privado e passou a diversificar seus negócios numa estrutura integrada.

    Hoje, a empresa desenvolve e oferece produtos de alto valor agregado para a indústria automobilística, fabricantes de eletrodomésticos, setor de embalagens e construção civil, além de ser uma das maiores exportadoras de minério de ferro do continente.

    Após sete décadas de atuação, a CSN continua a fazer história.

    Atualmente, o grupo emprega mais de 22 mil pessoas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Piauí, Ceará e Pernambuco. Multinacional brasileira, a CSN também atua em três outros países - Estados Unidos, Alemanha e Portugal - e tem ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa) e de Nova York (Nyse).

    Ver mais
  • A Cia. de Cimento Itambé iniciou suas atividades em 1976. Instalada em Balsa Nova, a 32 quilômetros de Curitiba, conta com capacidade de produção de 2,8 milhões de toneladas de cimento ao ano.

    Está presente nos segmentos de construtoras, revendas, concreteiras, indústrias de artefatos de cimento e de fibrocimento, da Região Sul. A matéria-prima básica para a operação, o calcário, é extraída da Mina Rio Bonito, a 22 quilômetros da fábrica, na cidade de Campo Largo.

    Em 2001, a empresa passou a atuar no serviço de concretagem com a marca Concrebras. Em 2013, assumiu o co-processamento na fábrica, por meio da Rio Bonito Soluções em Coprocessamento.

    Tem como valores cuidar da Segurança de seus funcionários, atuar de forma Ética e transparente em todas as suas relações e tratar com Respeito à origem, a história e os planos de cada indivíduo.

    Ver mais

Preocupação ambiental

O Consórcio Itá e suas companhias afiliadas reconhecem o investimento e comprometimento com ações de proteção ambiental como prioridade. Por isso, o cuidado com o meio ambiente é parte de todos os projetos desenvolvidos por elas.

Projetos Socioambientais

  • Horto Botânico UHE Itá

    2,2 hectares de mata preservada com mais de 100 espécie de árvores nativas da região do Alto Uruguai. Um lugar que vale a pena conhecer, com canteiros, sementeiras, estufas e uma trilha com dois percursos.

    Saiba mais
  • Centro de Divulgação Ambiental da UHE Itá

    O CDA desenvolve programas de Educação Ambiental e Sociais para as comunidades do entorno do reservatório, além de organizar as visitas à Usina Hiderlétrica Itá e ao Horto Botânico.

    Saiba mais

Conheça nossas ações

Conheça outras ações

Notícias

Ver outras notícias