Consórcio Itá

Sobre o consórcio

O Consórcio Itá, é uma parceria entre grandes empresas que atuam em todo território nacional e tem como objetivo a exploração da Usina Hidrelétrica Itá mediante concessão outorgada pela União Federal, por intermédio da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL.

Através da lei de Concessões de Serviços Públicos abriu-se ao setor elétrico uma nova oportunidade para inserção de recursos e continuação de obras até então paralisadas.

Com esse incentivo, em agosto de 1995, formou-se a partir da união de três grandes empresas dos setores de geração de energia (ENGIE Brasil Energia), siderurgia (Companhia Siderúrgica Nacional - CSN) e cimento (Itambé), o Consórcio Itá.

A Usina Hidrelétrica Itá está situada no Rio Uruguai, na divisa dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Itá (SC) e Aratiba (RS) e possui capacidade instalada de 1.450 MW, provenientes de 5 grupos geradores de 290 MW cada.

Nos termos do Contrato de Consórcio, a ITASA tem direito a 60,5% de 668 MW médios, quantidade correspondente à energia do projeto rateada entre as consorciadas, cabendo à outra consorciada, ENGIE Brasil Energia, os 39,5 % restantes.

Dos 404,14 MW médios que cabem à companhia, 342,95 MW médios são vendidos aos seus acionistas na proporção de sua participação na companhia, e 61,19 MW médios são vendidos à consorciada ENGIE Brasil Energia.

O Contrato de Consórcio também estabelece que a diferença entre a energia gerada pela usina e a energia do projeto rateada pertence integralmente à ENGIE Brasil Energia, conforme condições contratadas entre as partes.

A estrutura operacional da geração de energia elétrica é constituída dos bens demonstrados no ativo imobilizado da empresa, que consistem, substancialmente, de obras civis relacionadas à barragem, turbinas e respectivos geradores, e de outros bens (incluindo obras civis intermediárias e a estrutura de transmissão) que são controlados no sistema patrimonial da acionista ENGIE Brasil Energia.

Hierarquia das empresas do Consórcio Itá

O Consórcio Itá, uma parceria de 20 anos, entre grandes empresas que atuam em todo território nacional

Empresas do consórcio

  • A ENGIE Brasil Energia é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10 GW em 69 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 97% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

    A ENGIE está presente na B3 com o ticker EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

    Ver mais
  • A CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, é um dos maiores grupos industriais do Brasil com atuação destacada nos setores de siderurgia, mineração, cimento, logística e energia.

    A companhia foi fundada em 9 de abril de 1941 e iniciou suas operações em 1º de outubro de 1946, em Volta Redonda (RJ), como uma empresa estatal.

    Foi a primeira produtora integrada de aços planos no Brasil, um marco no processo brasileiro de industrialização.

    O seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro.

    Em 1993, tornou-se um grupo privado e passou a diversificar seus negócios numa estrutura integrada.

    Hoje, a empresa desenvolve e oferece produtos de alto valor agregado para a indústria automobilística, fabricantes de eletrodomésticos, setor de embalagens e construção civil, além de ser uma das maiores exportadoras de minério de ferro do continente.

    Após sete décadas de atuação, a CSN continua a fazer história.

    Atualmente, o grupo emprega mais de 22 mil pessoas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Piauí, Ceará e Pernambuco. Multinacional brasileira, a CSN também atua em três outros países - Estados Unidos, Alemanha e Portugal - e tem ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa) e de Nova York (Nyse).

    Ver mais
  • A Cia. de Cimento Itambé iniciou suas atividades em 1976. Instalada em Balsa Nova, a 32 quilômetros de Curitiba, conta com capacidade de produção de 2,8 milhões de toneladas de cimento ao ano.

    Está presente nos segmentos de construtoras, revendas, concreteiras, indústrias de artefatos de cimento e de fibrocimento, da Região Sul. A matéria-prima básica para a operação, o calcário, é extraída da Mina Rio Bonito, a 22 quilômetros da fábrica, na cidade de Campo Largo.

    Em 2001, a empresa passou a atuar no serviço de concretagem com a marca Concrebras. Em 2013, assumiu o co-processamento na fábrica, por meio da Rio Bonito Soluções em Coprocessamento.

    Tem como valores cuidar da Segurança de seus funcionários, atuar de forma Ética e transparente em todas as suas relações e tratar com Respeito à origem, a história e os planos de cada indivíduo.

    Ver mais

Preocupação ambiental

O Consórcio Itá e suas companhias afiliadas reconhecem o investimento e comprometimento com ações de proteção ambiental como prioridade. Por isso, o cuidado com o meio ambiente é parte de todos os projetos desenvolvidos por elas.

Projetos Socioambientais

  • Horto Botânico UHE Itá

    2,2 hectares de mata preservada com mais de 100 espécie de árvores nativas da região do Alto Uruguai. Um lugar que vale a pena conhecer, com canteiros, sementeiras, estufas e uma trilha com dois percursos.

    Saiba mais
  • Centro de Divulgação Ambiental da UHE Itá

    O CDA desenvolve programas de Educação Ambiental e Sociais para as comunidades do entorno do reservatório, além de organizar as visitas à Usina Hiderlétrica Itá e ao Horto Botânico.

    Saiba mais

Conheça nossas ações

Conheça outras ações

Notícias

Ver outras notícias