Imprensa

CDA participa da VII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense


CDA participa da VII Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense

Comemorado anualmente no dia 22 de março, o “Dia Mundial da Água” é uma das principais datas de mobilização e reflexão para as principais instituições da região. A Semana da Água do Alto Uruguai Catarinense que neste ano está em sua 7º edição consolidou-se como um evento essencial. 
Neste ano, conforme proposto pela Organizações das Nações Unidas - ONU, o tema escolhido para comemorar o Dia Mundial da Água é “Soluções Naturais para a Água”. Durante o mês março estão sendo realizadas cerca de 40 atividades, em mais de 20 dias de evento. 
As equipes do Centro de Divulgação Ambiental – CDA, do Consórcio Itá e também os responsáveis do projeto Vizinhos do Lago estão envolvidos em diversas atividades. No dia 20 de março a equipe de educadores ambientais do CDA esteve no Instituto Federal Catarinense de Concórdia com o objetivo de revisitar a bacia de Lajeado Fragosos e observar os principais aspectos ambientais decorrentes da ação do homem e seus reflexos na qualidade e quantidade de água. 
O encontro proporcionou aos participantes a oportunidade de realizar uma leitura da paisagem como um todo, trazendo a eles um momento de reflexão sobre os diferentes aspectos de uso e ocupação do solo que interferem no ciclo da água. Após a excursão os participantes realizaram uma conversa na comunidade de Engenho Velho, e uma visita à uma propriedade que serviu para fortalecer e ampliar relações junto à comunidade do entorno da Bacia. 

Seminário de Boas Práticas em Gestão Ambiental

A equipe do CDA também esteve presente no dia 22 de março no Seminário de Boas Práticas em Gestão Ambiental no Alto Uruguai Catarinense, evento que foi organizado pelo Consórcio Lambari e ACIC com a parceria da EMBRAPA Suínos e Aves e Comitê do Rio Jacutinga. Durante o dia foram apresentados nove projetos que tem como foco a conservação, preservação e sensibilização da comunidade na prática de ações para a gestão desse recurso natural. 

Monitoramento de nascentes

No dia 26 de março a equipe do CDA, em parceria com o EPAGRI – Itá, EMEB João Henrique Pille e Comitê do Rio Jacutinga estiveram realizando o monitoramento na nascente na propriedade do Sr. Paulo Steffen na comunidade de Linha Cruzeiro, município de Ita/SC. Durante o monitoramento, foi verificado o desenvolvimento da vegetação, também realizado o plantio de algumas mudas de espécies nativas e coleta de água para ser analisada. Na atividade os alunos perceberam a importância da proteção da nascente e da recuperação da faixa de vegetação ciliar garantindo água em quantidade e qualidade na propriedade. 
Vale lembrar que a VII Semana da Água se estende até o dia 14 de abril. 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias