Imprensa

Centro de Divulgação Ambiental leva o tema ictiofauna para o Dia de Campo da Ciência da Embrapa


Abordar o conceito da ictiofauna, como a diversidade de peixes da nossa região, as pesquisas e o monitoramento realizado pela Usina Hidrelétrica Itá, foram os assuntos apresentados pelo Centro de Divulgação Ambiental – CDA do Consórcio Itá, no Dia de Campo da Ciência da Embrapa, realizado de 22 a 24 de outubro, na Sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). 
Esta é a quinta edição do Dia de Campo, que neste ano teve o tema "Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável. A programação faz parte da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que tem por objetivo aproximar a Ciência e Tecnologia da população. Além do CDA, outras quatro instituições trabalharam variações sobre o tema em cincos estações do conhecimento. O evento foi destinado aos alunos do 5º e 6º ano das escolas da região. Neste ano, a atividade atendeu um total aproximado de 1.200 alunos. 
Na estação da ictiofauna, uma régua representativa dos peixes do Alto Uruguai mostrava as espécies cadastradas em estudos da Usina, além das medidas dos maiores exemplares de cada espécie, sendo o maior peixe identificado um Dourado com 95 cm de comprimento e o menor exemplar, um Bagrinho com 5,5 cm. Assuntos como a reprodução, o período da Piracema, as espécies nativas e exóticas, além da importância do peixe como matriz econômica, foram abordados. Os exemplares de peixes taxidermizados e o aquário com os Cascudos chamavam a atenção das crianças, que podiam interagir e conhecer mais sobre as características e comportamento.

Quinta edição
O Centro de Divulgação Ambiental é parceiro do evento desde sua primeira edição. Neste período já trabalhou os temas: Macrófitas, Espécies Nativas Frutíferas, Biometria Florestal e Trilha ecológica.

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias