Imprensa

Composteira da UHE Itá já armazenou 9 mil kg de resíduos orgânicos


No último dia 22 de novembro, funcionários ligados a Usina Hidrelétrica Itá receberam a doação de adubo orgânico proveniente da composteira do empreendimento. A matéria-prima usada no processo tem origem no refeitório da Usina, através de sobras da preparação de alimentos e das refeições. Implantada em julho de 2018, a composteira da UHE Itá já recebeu 9.316 kg de resíduos orgânicos.  
Os materiais orgânicos descartados são levados ao local e misturados com os resíduos oriundos da poda da arborização ou maravalha de madeira não tratada, geradas nas manutenções e ajardinamento da Usina. A composteiras da UHE Itá conta com quatro nichos, com dimensões de 1,5 m x 1,2 m e até 1,5 m de altura. Cada composteira tem capacidade de armazenar até 700 kg de resíduos orgânicos. Em média, são necessários três meses para que o material armazenado esteja pronto para o uso. 
Durante os 16 meses, desde a implantação, já foram concluídos quatro ciclos completos nos quatro nichos. De acordo com Gilnei Minella, Técnico Ambiental da ENGIE, cada composteira foi dimensionada de acordo com a estimativa de geração de resíduos de um mês.  “Desta forma, quando a última das quatro composteiras completar sua capacidade, a primeira já estará com o composto pronto e o nicho disponível para iniciar um novo ciclo”, explica Minella.

Compostagem modelo
A compostagem consiste na aplicação de técnicas para acelerar o processo de decomposição de resíduos orgânicos, que poderá, ao final do processo, ser utilizado como fertilizante. Os métodos podem variar de acordo com a quantidade de matéria orgânica e o objetivo final do fertilizante. 
O Centro de Divulgação Ambiental (CDA) do Consórcio Itá, participou do processo de instalação e é o responsável pela visitação ao local. A compostagem serve como replicadora das boas práticas ambientais e vem ao encontro de atitudes sustentáveis que devem ser difundidas e replicadas.

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias