Consorciadas financiam projetos com idosos em Itá

Aconteceu no dia 28 de março, no Centro de Convivência dos Idosos, em Itá, o lançamento dos programas de saúde e bem-estar para a terceira idade. Participaram, além do grupo de idosos do município, representantes da Administração Municipal, Secretaria de Assistência Social, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e empresas apoiadoras. As consorciadas do Consórcio Itá:  Itá Energética S.A (Itasa) e Engie Brasil Energia S.A sãos financiadoras através de incentivo fiscal do Fundo Municipal do Direito do Idoso. Destinam recursos também para as atividades as empresas Havan, Betha Sistemas, Portobelo e Gelnex.
São nove projetos a serem desenvolvidos em 2019: danças típicas; pilates; atividades culturais educativas, esportivas e sociais; exercício físico orientado em academia; caminhada orientada e aulas de alongamento, ginástica e hidroginástica; academia ao ar livre; aulas de canto; fisioterapia; e a novidade deste ano, ginástica para moradores da área rural.
Proporcionar maior qualidade de vida é o que defende o secretário de Assistência Social, Andriano Paulo Stadtlober. “Fizemos no fim de 2018 uma pesquisa com os idosos, colhemos avaliação dos projetos e as notas foram superiores a oito pontos. Nós temos a consciência de que alcançamos a excelência no que oferecemos graças as empresas que acreditam e nos patrocinam”, afirma.    Stadtlober ainda complementa: “Tem municípios vizinhos que nos procuram para saber de que forma a gente realiza esses projetos, pois eles também querem ofertar aos seus munícipes”.
Para a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Elcida Simon, os conselheiros se preocupam em buscar projetos para a terceira idade, pois enfatiza a necessidade de assistência. “Percebemos que desde o ano passado, com todos estes projetos, os idosos começaram a participar mais. Dos cerca de 600 idosos associados nos Clubes de Idosos, mais de 300 fazem algum tipo de atividade até três vezes por semana”, afirma.
O gerente do Consórcio Itá, Reginaldo Oliveira, destaca que estes incentivos são a forma de reconhecer e participar efetivamente da iniciativa da administração Municipal que, por meio da Secretaria de Assistência Social, possibilita aos participantes o exercício de atividades físicas e culturais essenciais para melhoria da qualidade de vida. “Neste momento de lançamento dos programas, parabenizamos a administração municipal pela iniciativa, reconhecemos a participação e envolvimento dos demais parceiros e desejamos aos participantes dos programas muita saúde e longevidade para que possam usufruir desses projetos com plenitude”, ressalta.