Imprensa

Consórcio Itá é premiado na 20º edição do Prêmio Fritz Müller


Aconteceu no último dia 06 de novembro, em Florianópolis (SC), a entrega do Troféu Fritz Müller. O Consórcio Itá foi o vencedor na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O projeto teve como tema: Controle de erosão por técnicas de Engenharia Natural nas encostas da barragem da Usina Hidrelétrica Itá. Estiveram presentes na cerimônia, representando o Consórcio Itá, Jusselei Edson Perin e Josemar Lorscheiter.
O prêmio idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) antiga Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina – FATMA, tem como objetivo reconhecer as empresas e organizações que desenvolvem projetos de preservação ambiental. Na noite da premiação foram reconhecidas 15 organizações com troféu, cada uma em sua categoria. Além delas, outras duas organizações receberam certificado.
Lorscheiter destaca a motivação de ser parte de trabalho reconhecido por um Prêmio tão importante como este do Instituto do Meio Ambiente catarinense. “Sim, é motivador. Com certeza este prêmio vem como um reconhecimento das diversas ações voltadas a preservação, restauração e da busca constante pelo equilíbrio ambiental, desempenhadas por todas as equipes do Consórcio Itá, Engie e seus parceiros”.
O trabalho premiado nesta edição existe desde 2015 e destaca-se pela recuperação de áreas degradadas por processos erosivos. Durante o período já foram usadas mais de 4.500 mudas de espécies nativas e tem alcançado bons resultados no combate à erosão. Para os envolvidos o reconhecimento desse trabalho engrandece e valoriza o projeto, fazendo assim com que se continue fazendo o melhor possível para a preservação das áreas marginais.   
Perin aponta que o projeto utiliza ações de grande impacto e muito visíveis, a ponto de modificar a paisagem na beira do lago, e enfatiza que o sucesso só vem com o envolvimento das equipes. “Para realização desse projeto foram envolvidas várias equipes desde o projeto a execução, foram feitas várias avaliações e discussões para chegar aos resultados que estão dando certo. Esperamos inserir esses projetos em outras áreas que poderão surgir e assim amenizar os impactos”.
Essa é a segunda vez que a UHE Itá do Consórcio Itá é premiada no Prêmio Fritz Muller, ela recebeu ainda outro prêmio na edição de 2016, com o Programa de Formação de Educadores Ambientais - PFEA.

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias