Imprensa

Consórcio Itá faz plantio de mudas na 5ª Corrida e Caminhada do Parque Estadual Fritz Plaumann

No último domingo, dia 23, foi realizado o plantio simbólico de cinco mudas de Ipê para marcar a 5ª edição da Corrida e Caminhada do Parque Estadual Fritz Plaumann, na localidade de Porto Brum em Concórdia (SC). A iniciativa do plantio foi da comunidade com a doação de mudas do Horto Botânico do Consórcio Itá. A sugestão que fica para as próximas edições é de que a cada ano uma nova muda seja plantada, representando o número de edições do evento.
Participaram do plantio o gerente do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, juntamente com a chefe do Parque Estadual Fritz Plaumann, Vilmarice Soligo da Silva, que no ato representou o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina -IMA (antiga Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina - FATMA), órgão que administra o Parque. Também estiveram presentes atletas, autoridades, e representantes do Consórcio Lambari e Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC.
A 5ª edição da Corrida e Caminhada do Parque Estadual Fritz Plaumann contou com 227 inscritos, sendo 131 na modalidade caminhada e 96 corredores. O percurso da corrida foi de 10km e da caminhada de 6km, passando por estradas em meio a floresta, propriedades rurais e paisagens com vista para o Rio Uruguai (reservatório UHE Itá). O evento esportivo foi realizado para comemorar o 15º ano de criação do Parque e teve a coordenação da Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann - ECOPEF e IMA.
Além, do plantio das mudas e do evento esportivo, outras ações foram realizadas na data. O Centro de Divulgação Ambiental do Consórcio Itá (CDA) participou com a distribuição de mudas de espécies nativas frutíferas aos visitantes. Também paralelo ao evento, aconteceu o café colonial e feira da agricultura familiar, organizados por moradores da localidade auxiliados pela equipe do Consórcio Lambari e AMAUC.

Sobre o Parque
O Parque Estadual Fritz Plaumann conta com 741,6 hectares de proteção da Floresta do Rio Uruguai (Floresta Estacional Decidual), pertencente ao bioma de Mata Atlântica. Ele foi criado em 24 de setembro de 2003 pela compensação ambiental dos impactos gerados pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, através do decreto estadual nº 797 e homenageia o reconhecido naturalista, entomólogo alemão Fritz Plaumann (1902 - 1994).