Imprensa

Desenvolvimento sustentável e eficiência energética são temas do III Fórum Ambiental UnC


Na quinta-feira, 12, a Universidade do Contestado (UnC) de Concórdia, a ENGIE, o Consórcio Itá e o Consórcio Machadinho realizam o III Fórum Ambiental com tema “Desenvolvimento Sustentável: Eficiência Energética”. Serão apresentadas quatro palestras e uma mesa redonda com os palestrantes convidados. Na sexta-feira, 13, os participantes vão conhecer projetos socioambientais e geradores solares em Itá. Os eventos fazem parte da Semana de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).
De acordo com a coordenadora do evento, Celi Araldi Favassa, a temática e os palestrantes foram escolhidos seguindo os objetivos do desenvolvimento sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Sempre buscamos temáticas atuais e este é um momento importante para que se pense em ações locais. Os objetivos são globais, mas tudo começa nos municípios”, explica.
A abertura oficial do evento será às 9h30 com a participação do gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, José Lourival Magri, e da reitora da UnC, Solange Sprandel da Silva. Logo na sequência inicia a primeira palestra será sobre Energia e Sustentabilidade com o diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável: Energia e Inteligência em Sustentabilidade, Dr. Ricardo Voltolini.
A partir das 11 horas inicia o segundo painel sobre Políticas de Eficiência Energética no Governo Federal e principais resultados do projeto Eficiência Energética em Edificações, também conhecido como 3E. A palestrante é uma das parceiras do projeto no Ministério do Meio Ambiente (MMA), Milena Sampaio da empresa Quali-A Conforto Ambiental de Brasília.
Para o gerente-geral do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, o objetivo é oportunizar um espaço de reflexões e debates sobre os as questões ambientais, além de mobilizar as autoridades municipais e representantes da sociedade civil para discussão das demandas regionais.
No período da tarde, o Fórum prossegue com a palestra sobre Energia Solar às 14 horas, ministrada pelo superintendente da ENGIE Geração Solar Distribuidora, Dr. Rodrigo Kimura. A ENGIE é a maior geradora privada de energia elétrica do país. O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país.
Em seguida o gerente de Mudanças Climáticas do ICLEI para América do Sul, Sr. Igor lbuquerque, falará sobre o papel das cidades nas mudanças climáticas. O ICLEI é uma associação mundial de governos locais e subnacionais dedicados ao desenvolvimento sustentável.
Encerrando a programação, das 16h às 17 horas teremos uma mesa redonda onde o público terá a oportunidade de interagir com os palestrantes.
 
Da teoria à prática
Na sexta-feira, dia 13, está programada uma visita ao Centro de Divulgação Ambiental (CDA) de Itá para conhecer os Programas Socioambientais desenvolvidos, também um protótipo de Usina de Geração Solar da Usina Hidrelétrica Itá e um gerador fotovoltaico da empresa rural Itáberry, produtora e beneficiadora de mirtilo. Serão disponibilizados transporte e almoço aos visitantes.
 
INSCREVA-SE AQUI

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias