Imprensa

Educadores Ambientais do CDA da UHE Itá visitam Escolas da Região


Educadores Ambientais do CDA da UHE Itá visitam Escolas da Região 

O encontro, que reuniu estudantes do 6º ao 9º ano foi alusivo ao Dia da Árvore, que foi comemorado no dia 21 de setembro. 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Fioravante Lorini, de Severiano de Almeida (RS) recebeu na última semana uma visita especial. O educador ambiental do Centro de Divulgação Ambiental (CDA) da Usina Hidrelétrica Itá, Jusselei Perin, esteve lá para realizar atividades do “Projeto Bosque de Espécies Arbóreas Nativas do Alto Uruguai”. O encontro, que reuniu estudantes do 6º ao 9º ano foi alusivo ao Dia da Árvore, que foi comemorado no dia 21 de setembro. 

O Projeto Bosque de Espécies Arbóreas Nativas do Alto Uruguai foi desenvolvido pela equipe do CDA e Consórcio Itá e tem como objetivo contribuir para a sensibilização das novas gerações frisando a importância de conhecer e preservar as espécies arbóreas nativas da região. O projeto é voltado especialmente às escolas das redes municipal e estadual dos municípios lindeiros ao reservatório da Usina Hidrelétrica Itá. 

Na escola Fioravante Lorini, o encontro serviu para que os alunos explorassem a vegetação e conhecessem a história das árvores nativas do bosque, implantado na Escola há cerca de 12 anos. Além de entrarem em contato com as espécies e participarem de uma sala de aula a céu aberto eles tiveram a oportunidade de saber o nome correto das espécies mais raras encontradas ali. Para a Diretora Angélica Salini, a ação é de suma importância para que as crianças valorizem ainda mais o meio ambiente. “O bosque aproxima nossos alunos da natureza e faz com que possamos abordar muita coisa em sala de aula”, destacou Angélica. 

Segundo Perin, educador ambiental do CDA, estar em contato direto com o bosque faz com que os estudantes conheçam as espécies que os cercam. “É importante que estes jovens saibam identificar as árvores do bosque. Ações como estas os deixam ainda mais conscientes em relação ao respeito pela natureza”, finalizou. 

É importante salientar que até o momento já foram implantados pelo CDA – Consórcio Itá 40 bosques, distribuídos nos municípios de: Alto Bela Vista/SC; Aratiba/RS; Concórdia/SC; Ipira/SC; Itá/SC; Piratuba/SC; Peritiba/SC; Severiano de Almeida/RS; Três Arroios/RS, Itatiba do Sul/RS, Xanxerê/SC e Seara/SC. 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias