Imprensa

Estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil da região fazem visita técnica na Usina Hidrelétrica Itá


Conhecer o processo de relocação da cidade de Itá, os projetos socioambientais desenvolvidos a partir da construção da Usina Hidrelétrica Itá, a engenharia da obra e a produção de energia elétrica fez parte da visita técnica dos integrantes do V Seminário Regional de Arquitetura e I Seminário Regional de Engenharia, no último dia 31 de agosto.
A visita iniciou no Centro de Divulgação Ambiental - CDA do Consórcio Itá, onde o educador ambiental, Rafael de Lima, no auditório, repassou informações técnicas da Usina Hidrelétrica Itá (UHE Itá) e formação do reservatório. Após, foi realizada a visita ao Salão de Exposição, com uma linha cronológica e mostra dos 23 programas socioambientais realizados na área de abrangência do reservatório da UHE Itá. O tema relocação, urbanismo e planejamento da nova cidade esteve entre os assuntos mais indagados pelos estudantes e profissionais de engenharia e arquitetura.
A visita técnica na UHE Itá, iniciou na tomada d’água e seguiu pela casa de força, vertedouro e barragem. De acordo com a engenheira da Prefeitura Municipal de Itá e coordenadora do evento, Marta Sartoretto, a visitação fez parte da abertura do Seminário. Estudantes e profissionais dos municípios de Itá/SC, Concórdia/SC, Seara/SC, Maravilha/SC, São Miguel do Oeste/SC, Erechim/RS e Passo Fundo /RS, permaneceram por três dia na cidade conhecendo a arquitetura local e seus fatores culturais. No evento também foi lançado um concurso para ideias turísticas e ambientais para o Mirante do Caracol em Itá.  
Como agendar uma visita técnica
As visitas técnicas a UHE Itá devem ser agendadas com o CDA, por meio da Linha Verde 0800 645 5800.  Elas acontecem de forma guiadas de quarta e sábado no período matutino. São gratuitas, com grupos mínimos de 5, máximos de 10 pessoas e para maiores de 18 anos de idade.

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias