Imprensa

Grupo de Idosos de Itá faz visita técnica na UHE Itá


Um grupo formado por 16 moradores da comunidade de Linha Alegre, em Itá (SC), estiveram na última quarta-feira, dia 22, realizando uma visita técnica na Usina Hidrelétrica Itá através do Programa Vizinhos do Lago. Dentre os visitantes estava Miguel Valcarengui, que após 17 anos, voltou para onde, no final da década de 90, foi seu canteiro de obras. 
Valcarengui trabalhou na construção da usina e ao voltar afirmou que se impressionou com a grandiosidade da UHE Itá.  “Trabalhei por três anos na construção da tubulação das unidades geradoras (túnel forçado). Saímos quando a última máquina iniciou sua operação. Estar aqui novamente me deu saudade deste tempo, do trabalho, dos meus colegas. Transitávamos apenas onde trabalhávamos, não tinha ideia da dimensão de toda a obra”, destacou.
O grupo foi recepcionado no Centro de Divulgação Ambiental (CDA), do Consórcio Itá, pelo gerente geral do Consórcio, Reginaldo de Oliveira. Ele conversou com os visitantes no auditório e falou sobre a obra, a gestão e a importância da UHE Itá, que é hoje a 15ª maior usina em geração de energia no Brasil, além disso, é uma das maiores da região Sul do país. Após a explanação, o grupo conheceu a maquete do empreendimento e o Salão de Exposição, que traz informações sobre os 23 programas socioambientais desenvolvidos desde os estudos até a implantação da usina.
Em seguida foi a vez de visitar a estrutura. A primeira parada foi na barragem principal e no vertedouro 1, passando em seguida pelo ponto de captação de água para a geração e a casa de força. Na última parada, visitaram a estrutura interna, unidades geradoras e sala de operação.
Para a responsável pelo Programa Vizinhos do Lago do Consórcio Itá, Giane Minella, estas visitas são de grande importância. “Essas pessoas não foram diretamente atingidas, mas acompanharam de perto as mudanças que ocorreram na cidade de Itá e no entorno, pois eles moram muito perto do lago. Nestas visitas eles compreendem a importância da geração de energia, como é o processo de geração e os programas socioambientais desenvolvidos. Sabemos que após estas visitas eles se tornam propagadores das informações em sua localidade e no ambiente familiar”, finaliza. 
Agendamentos
As visitas ao CDA, Horto Botânico e UHE Itá podem ser agendadas através da Linha Verde, pelo telefone 0800 645 5800. O horário de atendimento ao público é de terça-feira a sábado, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 e são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas através do site do Consórcio Itá, no endereço eletrônico http://consorcioita.com.br/visitas.html. 

 

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias