Imprensa

Histórias cruzadas: Ipira e Peritiba completam 56 anos


Nesta quarta-feira, dia 15, dois dos 11 municípios localizados ao longo do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, do Consórcio Itá, completam 56 anos de emancipação político-administrativa. Fundados em 15 de agosto de 1963, Ipira e Peritiba possuem uma estreita ligação com o empreendimento. As cidades, localizadas na parte superior do reservatório artificial da Usina, são atendidas pelas equipes do Centro de Divulgação Ambiental – CDA, Central de Manutenção e Vizinhos do Lago, as quais buscam a promoção de ações de desenvolvimento sustentável junto às comunidades, como, por exemplo, atividades de educação ambiental, restauração de áreas ciliares além de propiciar um canal estreito de informação entre os lindeiros e a Usina.
Esta interação entre UHE Itá e municípios faz parte da história recente de duas comunidades, que tiveram suas primeiras páginas escritas há cerca de 100 anos. Nas terras onde hoje está localizado o município de Ipira, os primeiros moradores, colonos vindos do Rio Grande do Sul, chegaram no final do século XIX, por volta de 1890. O status de Distrito chegou em 1924, quando Ipira passou a pertencer a vários municípios, como Cruzeiro (atualmente Joaçaba), após, Concórdia, sendo o último Piratuba, até a criação do município em 1963.
Já Peritiba, que faz divisa territorial com Ipira, teve o início de sua colonização anos depois, iniciando sua por volta de 1919, com a vinda dos primeiros imigrantes alemães que chegaram do Rio Grande do Sul e mais tarde foram as famílias de origem italiana que se instalaram por lá. Inicialmente se chamou Arroio dos Veados e, posteriormente, Alto Veado, pela abundância de veados que ali existiam. Peritiba foi elevada à categoria de Vila e transformada num Distrito do município de Piratuba no ano de 1961, três anos após, foi elevada a município.
Morar nestes municípios é sinônimo de boa qualidade de vida. Ipira e Peritiba têm níveis altos de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com destaque para a longevidade, renda e com um grande avanço nas últimas décadas na área educacional. Com a maioria da população rural, Ipira possui 4.752 habitantes (CENSO 2010) e Peritiba 2.988 habitantes (CENSO 2010), o que reflete o retrato das economias locais baseada na atividade rural e no agronegócio. 

Repasses
Nestes 18 anos de operação da Usina Hidrelétrica Itá, a ligação entre empreendimento e municípios, rendeu um repasse histórico de R$ 160 mil em Compensação Financeira Pelo Uso do Recurso Hídrico – CFURH. O valor é pago conforme a área de terras alagadas para a formação do lago. Em Ipira são 58 propriedades vizinhas ao lago e em Peritiba 3. 
Ao completar mais um ano de emancipação, o Consórcio Itá parabeniza os municípios e afirma a preocupação constante e o empenho em participar ativamente de ações ambientais e educacionais. Além disso o Consórcio continuará focado em trabalhar para manter um ótimo relacionamento entre propriedades, Usina e o uso do lago.

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias