Imprensa

IMA e Consórcio Itá promovem reposição florestal no Parque Estadual Fritz Plaumann


Uma ação conjunta entre o Instituto do Meio Ambiente – IMA, responsável pela coordenação do Parque Estadual Fritz Plaumann e o Centro de Divulgação Ambiental – CDA do Consórcio Itá, irá promover um plantio de espécies nativas em áreas de abrangência do Parque, localizado na comunidade de Sede Brum, em Concórdia/SC. O local passou por supressão de espécies arbóreas exóticas invasoras em 22,9 hectares e no seu lugar serão plantadas mudas de espécies nativas do Alto Uruguai. As mudas serão doadas pelo Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá. 

Segundo Jusselei Edson Perin, responsável pelo Horto, o primeiro espaço a receber o plantio é uma área de aproximadamente 0,20 hectares, onde será implantado o Bosque de Espécies Arbóreas Nativas. Para este projeto foram selecionadas aproximadamente 70 espécies a serem plantadas. O bosque, além de ser um local de usos múltiplos, terá espaços para convivência e servirá como laboratório para atividades de educação ambiental e estudos das espécies nativas da região do Alto Uruguai.  

O Parque 

O Parque Estadual Fritz Plaumann é uma das Unidades de Conservação implantadas pela Usina Hidrelétrica It como área de compensação ambiental. Em conjunto com o Parque Municipal Teixeira Soares em Marcelino Ramos/RS, eles têm a função de proteger as áreas remanescestes da floresta do rio Uruguai, além de abrigar importantes espécies da flora e fauna regional. Juntos os parques possuem 1.164 hectares de áreas de preservação e contemplação do ambiente, com acesso ao público e trilhas ecológicas. 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias