Imprensa

Mais de 3.000 mudas de árvores nativas foram plantadas


Mais de 3.000 árvores nativas foram plantadas pela Central de Manutenção na faixa ciliar no reservatório da UHE Itá em 2016

O Consórcio Itá, concessionária da Usina Hidrelétrica Itá, realiza diversas ações ambientais junto à comunidade lindeira. Um exemplo de sucesso é a Manutenção da faixa ciliar do reservatório da UHE Itá, atividade que tem como objetivo principal fazer o replantio de espécies nativas e a manutenção das cercas. No mês de setembro foram concluídas as atividades de plantio de mudas nativas para o ano de 2016. Ao todo foram recuperados cerca de 50.000m², com o replantio de 3.160 espécies nativas em Área de Preservação Permanente.

Ao longo da construção da Usina Hidrelétrica Itá, e após a sua conclusão, alguns projetos foram desenvolvidos para assegurar o pleno equilíbrio e desenvolvimento ambiental no reservatório e seu entorno. Com a formação do reservatório, inúmeras áreas adquiridas encontravam-se desprovidas de qualquer vegetação, necessitando a constituição da faixa ciliar para proteção e manutenção ecológica do ambiente.

Nesse contexto, entre agosto de 2006 e julho de 2009 desenvolveu-se o projeto de implantação da Faixa Ciliar no reservatório da UHE Itá. Desde então, a Central de Manutenção vem efetuando intervenções de manutenção e replantio de mudas em áreas onde o desempenho e a regeneração não foram satisfatórios.

As atividades de manutenção da faixa ciliar buscam aprimorar o processo de sucessão ecológica nestes locais, visando atingir a recuperação da mata ciliar em um menor espaço de tempo. Para que isso ocorra, são realizadas intervenções e monitoramento nas áreas, cercamento e replantio de espécies nativas.

As intervenções de manutenção são desenvolvidas entre os meses de maio a setembro, (conhecido como janela de plantio), período onde as condições do solo e das mudas encontram-se propícias a realização das manutenções.

Desta forma, as manutenções são planejadas e executadas ano a ano buscando a total constituição da Área de Preservação Permanente no entorno do reservatório da UHE Itá.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo Consórcio Itá acesse: www.consorcioita.com.br.

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias