Imprensa

Novo PACUERA da UHE Itá é entregue ao IBAMA


Já está com o IBAMA a versão revisada do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório (PACEURA) da Usina Hidrelétrica Itá. O documento vai substituir o atual Plano Diretor do Entorno do Reservatório e vem sendo elaborado desde o ano de 2016. O PACUERA atualizou as diretrizes antes definidas no Plano Diretor em função da atual legislação ambiental e de sugestões provenientes das comunidades e de entidades dos 11 municípios de abrangência do reservatório da Usina.

A entrega do documento foi feita no último dia 29 de abril, na sede do IBAMA, em Porto Alegre (RS), com a presença do gerente do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira; gerente regional de Engie, Diego Collet; equipe de Meio Ambiente da Engie e consultores da empresa Sócio Ambiental. 
Durante três anos se realizou uma ampla divulgação e coleta de informações, valorizando e instigando a contribuição da comunidade. Essas informações foram analisadas e inseridas, dentro do possível, no novo documento. O PACUERA apresenta orientações, diretrizes, ações e atividades de curto, médio e longo prazo para explicar normas e regras para os usuários do entorno do reservatório.
Os próximos passos ficam sob responsabilidade do IBAMA. O documento será analisado em seu teor, onde após este período segue para consulta pública. As reuniões ainda não possuem datas, mas serão sediadas em dois municípios, uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina. Após o debate, por fim, serão emitidas as considerações e encaminhadas para confecção da versão final. O último passo será a divulgação. 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias