Imprensa

Oficina trabalha técnicas de restauração da faixa ciliar para agricultores de Concórdia


Produtores rurais e a equipe co-gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (Ecopef) participaram, no último dia 8 de novembro, da Oficina Modelos de Restauração da Faixa de Vegetação Ciliar e Nascentes, em Concórdia/SC. A atividade fez parte das comemorações dos 11 anos de visitação do Parque Estadual Fritz Plaumann. A oficina se dividiu entre teoria e prática: a parte teórica foi realizada no próprio Parque e, a prática, na propriedade da família Stringhini, em Linha Sede Brum.
A oficina divulga técnicas de restauração da mata ciliar e aponta a importância da faixa de vegetação ciliar nas margens de córregos, rios e lagos, além do Código Florestal que estabelece as faixas mínimas de vegetação. Ela foi ministrada pelo educador ambiental Jusselei Edson Perin, com o apoio da equipe do Centro de Divulgação Ambiental - CDA da Usina Hidrelétrica Itá. Os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância de preservação da faixa ciliar, conhecer as espécies nativas da região e trabalhar diferentes métodos de restauração que vai desde o isolamento da área, o plantio de mudas de espécies nativas, a implantação de núcleos de galharias e poleiros e o uso da serapilheira. 
Murilo Anzanello Nichelle é um dos gestores do Parque e também participou da atividade. Para ele, o objetivo de ações como esta é escrever uma nova história para os rios e riachos. Nichelle destaca a importância da faixa ciliar para a preservação da água e já aponta que os resultados vêm melhorando cada vez mais. “Nós já temos ações de preservação que acontecem junto à comunidade e em parceria com o CDA, e percebemos que a melhora da qualidade da água já é um reflexo. Percebemos também um grande ganho nas áreas que antes estavam degradadas e hoje estão protegidas”.

Programação 

Além da oficina, o Centro de Divulgação Ambiental do Consórcio Itá participou de outras ações na programação da semana de aniversário de visitação do Parque, que teve início no dia 7 e seguiu até o dia 11 de novembro. O objetivo foi divulgar o trabalho feito pelo CDA nos 11 municípios do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, realizar a distribuição de mudas de espécies nativas e de material educativo. O Parque Estadual Fritz Plaumann foi criado pelo Consórcio Itá como compensação aos impactos ambientais gerados pela UHE Itá.

 

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias