Imprensa

Trabalhos estão mantidos com equipes reduzidas


Mesmo com os atendimentos temporariamente suspensos pelo Centro de Divulgação Ambiental – CDA do Consórcio Itá, os trabalhos relacionados ao operacional da geração de energia elétrica, manutenção, meio ambiente, administrativo e educação ambiental não param. Com equipes reduzidas e cuidados dobrados nos serviços de campo, com parte dos colaboradores em home office, os trabalhos essenciais se mantêm. Confira as atividades realizadas no período:


Usina
Para manter o serviço essencial de geração de energia elétrica para população, a Usina Hidrelétrica Itá adotou medidas e protocolos de segurança para colaboradores e terceiros. Desde 17 de março, em torno de 50% dos colaboradores passaram a trabalhar em regime de home office. Somente as equipes essenciais e com contingente reduzido estão trabalhando fisicamente na Usina. Neste período, além dos cuidados pessoais de cada passageiro, o transporte dos colaboradores tem se mantido com protocolos que preveem o distanciamento dentro dos ônibus, higienização do veículo antes e depois do uso, ventilação natural e utilização de máscaras. O acesso a Usina está sendo liberado após procedimentos que contemplam a medição da temperatura, limpeza dos pés, higienização das mãos e uso de máscaras.


Meio Ambiente
Estão mantidos os monitoramentos de campo, com equipe reduzida e com máximo cuidado possível, respeitando um protocolo de cuidados de prevenção contra o Coronavírus. Todos os monitoramentos necessários ao funcionamento da usina continuam sem prejuízo, assim como os projetos de campo, cujo as características não são de atuação em área que envolvem agrupamento de pessoas, circulação em comunidades e próximo das cidades.


Horto Botânico
No Horto Botânico da Usina Hidrelétrica Itá, um plano de ação foi criado para a retomada gradativa de atividades. Neste período estão mantidas as rotinas de irrigação, semeadura, assim como o controle de plantas invasoras e organização das mudas destinadas à projetos ambientais. Os colaboradores estão trabalhando em sistema de rodízio (Escalas de três trabalhadores semanais). Durante as atividades estão sendo tomados cuidados como uso de máscara, distanciamento, proibição de compartilhamento de ferramentas, assim como a desinfecção periódica delas e de móveis dos locais de trabalho. As coletas de sementes permanecem suspensas, evitando a circulação em comunidades lindeiras, assim como temporariamente as visitas ao Horto e Trilha do Serelepe.


Central de manutenção 
A Central de Manutenção é responsável pelo trabalho de monitoramento, gestão e execução de diversas atividades no entorno e reservatório da Usina Hidrelétrica Itá.  Desde 19 de março, quando teve início o isolamento social, as equipes estão sendo escaladas apenas para atividades essenciais, como por exemplo, monitoramentos ambientais e atendimentos a demandas de operação da usina. Para o atendimento dessas demandas de forma mais segura, foram elaborados planos de trabalhos com análises de riscos, contemplando todos os aspectos durante a execução das atividades, desde o deslocamento dos colaboradores, logística, execução e retorno dos mesmos com segurança. O objetivo dos planos, visa alinhar os processos entre as empresas e os colaboradores, para a execução das atividades de forma segura, e com o engajamento de todos os envolvidos. Ainda, estão mantidas as atividades de escritório, como monitoramento online da cota do reservatório, recebimento de demandas por telefone ou e-mail, assim como auxílio as solicitações do Vizinhos do Lago, setor do meio ambiente em geral e gestão do Consórcio.


Vizinhos do Lago
Estão mantidos os trabalhos referentes ao tramite de permissões de uso, bem como análise de novas solicitações. O Programa Vizinhos do Lago também mantém o retorno das demandas recebidas pela comunidade lindeira, por meio da Linha Verde do Consórcio Itá (0800 645 5800), canal que segue atendendo normalmente as demandas da comunidade. As visitas em campo estão reduzidas aos casos estritamente necessários.


Educação Ambiental
A equipe de educação ambiental está trabalhando em home office, todos estão dedicados a elaboração e atualização de produtos e recursos a serem aplicados durante as atividades do Programa de Educação Ambiental – PEA. A equipe está focada em melhorias para o programa, assim como, novas possibilidades que possam ser desenvolvidas junto às comunidades. Também estão sendo feitas atualizações e desenvolvimento de palestras, assim como, levantando alternativas de retorno gradativo através de trabalho remoto junto às escolas.


Administrativo/financeiro
Os trabalhos administrativos que envolvem rotinas de contratos, fornecedores e compras seguem priorizando os meios digitais, sem o trânsito de documentos. Parte da equipe segue em home office e aqueles que permanecem junto ao Centro de Divulgação Ambiental – CDA, adotam protocolos preventivos, fazendo o uso de álcool gel e máscaras de proteção.

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias