Imprensa

Visita ao CDA marca a volta às aulas dos professores de Peritiba


Todos os anos o Centro de Divulgação Ambiental (CDA) do Consórcio Itá recebe alunos da Rede Municipal de Peritiba. Porém, no último dia 05 de fevereiro, foi a vez dos professores conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelo CDA. O grupo, com mais de 30 professores, teve um dia diferente, cheio de conhecimento e vivências.
O passeio incluiu a visita ao Salão de Exposição do CDA, ao Módulo de Avaliação Solar, a compostagem de resíduo orgânico oriundo do refeitório da Usina, a estrutura da barragem principal e o vertedouro 1, a tomada d’água para a geração de energia, a Casa de Força, além do Horto Botânico e da Trilha do Serelepe. A visita facilitará o planejamento das atividades multidisciplinares em sala de aula por parte dos professores, permitindo que eles conheçam todas as áreas em que a escola pode desenvolver ações em parceria com o acervo disponibilizado no CDA, e locais como Horto e Usina.
A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Peritiba, Luana Carolina Schardong, também acompanhou o grupo e ressaltou que esta visita era uma solicitação antiga dos docentes. “Todos os anos os alunos vêm ao CDA para realizar passeios, mas a maioria dos professores ainda não conhecia”, aponta Luana. Segundo a secretária, as professoras que acompanhavam as turmas, voltavam do passeio contando sobre a estrutura, o que vinha despertando o interesse dos demais. Peritiba é um dos 11 municípios lindeiros localizados no entorno do reservatório da UHE Itá.
Luana destaca ainda que no município existe um trabalho forte em cima das questões ambientais e visitas como esta agregam ainda mais conhecimento para atividades ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade. Ela ressalta também a importância da parceria com o CDA no que se refere às ações ambientais. “A escola recebe a visita dos educadores ambientais durante o ano e isso é muito importante. Os alunos têm a oportunidade de apreender em sala de aula a teoria, já nos passeios e palestras compreendem melhor essa questão na prática e passam a ver com outros olhos a questão ambiental”, relata a secretária.

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias