Imprensa

Visita do grupo de Alto Bela Vista marca encerramento do mês das mães


A visita do último dia 29 de maio foi especial. Mulheres do Clube de Mães Santa Rita, da Linha Araraquara, interior de Alto Bela Vista (SC), estiverem conhecendo o Centro de Divulgação Ambiental (CDA), do Consórcio Itá, e foram homenageadas através da entrega de balões e flores pela passagem do Dia das Mães, comemorado em maio.  A atividade foi agendada pela Administração Municipal, através do Programa Vizinhos do Lago. Alto Bela Vista é um dos 11 municípios lindeiros do reservatório da UHE Itá. 
Em Itá, o grupo de 18 pessoas foi recepcionado pelo gerente geral do Consórcio Itá, Reginaldo Oliveira, que destacou algumas curiosidades sobre a Usina Hidrelétrica Itá, localizada na Volta do Uvá, entre os municípios de Itá (SC) e Aratiba (RS). Comentou ainda sobre o processo de concessão, geração e transmissão de energia elétrica, assim como, sobre a importância da UHE Itá na região sul brasileira. 
O grupo conheceu o Salão de Exposição, as estruturas da barragem, vertedouro, tomada d’água e casa de força. A agricultora, Derci Dickel, foi uma das mães que participou do passeio. Para ela, entender como é o processo de geração e conhecer a Usina foi uma experiência única. “Nem tinha noção de como era, quando puder, quero voltar e trazer mais gente para conhecer. Vale muito a pena! Para mim tudo foi maravilhoso, mas ver a água descendo no vertedouro foi uma experiência incrível”, relatou Derci. Durante a visita, quatro das seis comportas estavam abertas devido ao grande volume de chuva na região nos últimos dias.
Para a gerente de Educação e Esporte de Alto Bela Vista, Ivoni Schneider Kaplan, responsável pelo grupo, foi notável a alegria e satisfação das mulheres em deixarem por algumas horas os seus afazeres e realizarem a visita na Usina, onde adquiriram conhecimento e experiência.  “Ver elas tão felizes em estar aqui é gratificante. Uma oportunidade que pretendemos oferecer aos demais Clubes de Mães”, comenta Ivani. 
O gerente geral do Consórcio Itá, Reginaldo de Oliveira, também destacou a satisfação de receber o grupo de mães. “Após essa visita, toda vez que vocês utilizarem a energia elétrica, vão lembrar de como ocorre o processo de produção da mesma e também poderão contar tudo que aprenderam aqui para seus familiares e amigos. Para nós, proporcionar essa experiência para vocês é muito recompensador”, disse o gerente. Ele ainda destacou que o CDA está à disposição para receber e atender outros grupos do município. 

 

Compartilhe:

Artigos relacionados

Notícias

Ver outras notícias